terça-feira, 11 de agosto de 2015

Freeletics - dia 1 e 2

Freeletics.

      Surgiu na minha vida já nem sei bem como. Acho que foi pelo Youtube.
      Pesava aproximadamente 90Kg no inicio do ano 2015. Praticava canoagem desde o ano anterior e desde outubro desse ano que frequentava o ginásio do clube. Nesse ano perdi alguma gordura, mas aumentei claramente a minha massa muscular.
      Continuei a praticar a modalidade porque gostava e ao mesmo tempo achava que podia emagrecer. Em julho deste ano comecei a ter "cuidado" com o que comia e sem esforço adicional em aproximadamente um mês (sem contar com o período que estive de férias), perdi 3Kg. Não estava satisfeito e pior fiquei quando vi um video feito a meu pedido para visualizar a minha técnica na remada. Desilusão! Tanto esforço e ainda me falta tanto...
      Adoro a canoagem, mas começar aos 40 anos (tenho quase 43) é dificílimo.

      Como não pode deixar de ser, tenho que postar a foto inicial (sim, não arrumei o WC). Este sou eu no dia 7/8/2015:


      Não sei bem à procura de quê, surgiu o Freeletics. Procurei ler sobre o assunto. Vi muitos videos e achei que seria possível.
      Saquei a aplicação para iPhone e explorei-a. Vi que disponibilizavam alguns vídeos com exemplo de exercícios e alguns programas de exercícios, tudo o resto estava bloqueado.
      Como poderão também ver caso já tenham a aplicação, para termos ajuda nos treinos teremos que "adquirir" um coach. Na incerteza de esta tentativa de emagrecer e fortalecer o corpo falhar e antes de gastar aproximadamente €40,00 para "adquirir" o coach, resolvi pesquisar todos os exercícios e programas do Freeletics na net para programar alguns exercícios para mim.
      Criei um espaço na garagem para treinar, escolhi um programa para começar (METIS Standard) e cá vou eu.


1.º Dia

      Este é o programa METIS standard defenido pelo Freeletics:


      Iniciei com o METIS no dia 10/8/2015 e terminei com o tempo de 8 minutos e 41 segundos. No primeiro exercício foi tudo mais difícil devido ao facto de não estar a fazer a respiração corretamente. Fiquei ofegante com os Burpees, apesar de parecerem ser "só dez" e quando ia para o exercício seguinte já conseguia recuperar. Confesso que na transição para cada exercício descansei um pouquinho.
      Na segunda ronda lá voltou a dificuldade e agora eram 25. O que sei agora é que comecei a executar no modo mais difícil, conforme a imagem que se segue:


Sendo um pouco mais fácil, assim:


      No final ainda me sentia bem, então fiz 40 ao que eu chamo abdominais com pernas (straight leg lever):


      Mais 25 agachamentos (squats) e 25 ao que eu chamo borboletas (jumping jacks):



      Observação após o primeiro dia: Parecia possível e parece continuar a ser, mas é muito, muito difícil.

2.º Dia

      Não fiz um dia de descanso como planeava inicialmente, pois apesar da dificuldade sentia-me capaz de repetir.
        Como vi em vários blogs e fóruns, o programa coach logo no inicio, apresentou a alguns utilizadores do Freeletics o programa Aphrodite. Claro que mesmo sendo inexperiente se pode perceber que é difícil, tal como muitos confirmaram.


      Bem, achei que se era para eles também seria para mim. Se eu disser que terminei com o tempo de 16:47 foi muito bom, só que... não fiz a ronda 3... e a 4. Comecei com os Burpees (o tal difícil), mas desta vez corrigi a respiração, fui para a segunda ronda motivado, no entanto já estava ofegante e obviamente cansado, pelo que achei melhor saltar para a ronda final, pois estava a abusar.

      Observação do segundo dia: O programa Aphrodite é possível terminar fazendo as 5 rondas, mas é necessário ter menos uns quilinhos. Na próxima tentativa consigo.

      Amanhã necessariamente é dia de descanso, apesar de ter vontade de continuar, no entanto o corpo já está a dizer que não. No dia seguinte cá estarei para "Blogar o Freeletics".



Sem comentários:

Enviar um comentário